sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Dia da Independencia


Hoje, 15 de Agosto de 2008 fazem exatamente 61 anos que a India conquistou a sua independencia perante o governo britanico.
Nao tem como nao falar da independencia da India sem mencionar Gandhi.
Oficialmente a dominacao britanica na India comecou em 1857.
Nos anos 20 a luta nacionalista comecou a ganha forca devido a lideranca de Gandhi que pregava a resistencia pacifica.
Gandhi desencadeia um amplo movimento de desobediência civil que inclui o boicote aos produtos britânicos e a recusa ao pagamento de impostos. Juntamente com o líder político Nehru, Gandhi consegue abalar a estrutura da dominação britânica através desses boicotes.
Apos a Segunda Guerra Mundial, os britanicos comecam a negociacao para a transferencia de poder, preparando um governo de transicao que assegure os interesses economicos britanicos e preserve a unidade de territorio.
Porem comecam a surgir lutas internas entre muculmanos e hindus pela briga ao poder da India e em 1940 a Liga muculmana, liderada por Mohamed Ali Jinnah exige uma patria muculmana separada, o Paquistao.
Em 15 de Agosto de 1947 a India conquista a sua independencia e 'e dividida entre duas patrias, a India e o Paquistao.
Essa partilha provoca o deslocamento de milhoes de pessoas causando confrontos entre hindus e muculmanos e milhares de mortos.
Hoje a India 'e a maior democracia do mundo.
A economia indiana 'e uma das maiores do mundo e em constante crescimento.

Parabens India pela sua historia e pela sua luta.

JAI HIND

8 comentários:

  1. VANDE MAATARAM - JAI HIND

    Beijos, mel do prédio!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju,
    Gostaria de me corresponder com vc pois estou vivendo uma situação complicada e gostaria de um suporte.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju,

    Sou eu de novo...
    Esqueci que não tinha te escrito a minha história.
    Vou tentar não ser chata com vc e para que vc possa me ajudar.

    Há 10 anos atrás meus pais me mandaram para um internato na Europa onde eu terminaria o ensino médio. Lá eu conheci o meu Rag.
    Eu estudava na mesma classe do irmão mais velho dele que sempre foi meu amigo e por isso nos escrevíamos a cada ano.
    Voltei para o Brasil, entrei na faculdade, me formei e esses 10 anos se passaram em um piscar de olhos.
    Ironia do destino ou não, por motivos profissionais eu escrevi para meu amigo Rit (irmão do Rag) que iria me encontrar na Alemanha. Para a minha surpresa, o Rit não pôde ir e quem foi?? O próprio Rag.
    Resumindo: Estamos totalmente apaixonados. Faz 1 semana que eu voltei de uma viagem de 1 mês em Londres (onde ele está morando atualmente) e a situação continua complicada. Ele não tem muito o que fazer pois são os pais quem definem a maioria das coisas na vida dele.
    A minha volta ao Brasil foi no mesmo dia que ele ia voar para a Índia onde ele ficará até setembro.
    Estamos com 8 horas e meia de diferença e sempre tem 1 de nós que sacrifica a noite para nos falarmos pela internet.
    A cada dia que passa a gente sente um aperto a mais pois sabemos que só um milagre pode fazer a mãe dele me aceitar. Sou brasileira, latina, católica, decendente de uma mistura de nacionalidades e inclusive de índios.
    Gostaria demais de trocar algumas informações com vc porque eu já não sei a quem posso recorrer.
    Às vezes eu me sinto em uma novela do século XVI... E me esforço para acreditar que isso está acontecendo comigo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Isa,
    Entendo perfeitamente o que esta sentindo.
    Me passe um email de contato para podermos conversar melhor.
    Abracos
    Juliana

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju,
    Depois de alguns dias, hoje entrei aqui e adorei essas novas postagens!!! Como sempre vc nos presenteia com novidades, e com uma forma de escrever bem isenta ao nos mostrar a India!

    Outra coisa, Ju.. eu acho que posso dar uma ajudinha pra Isa.. se ela quiser, por favor passe o meu email pra ela.
    Beijos.. Teca

    ResponderExcluir
  7. Irmazinha!!!!!!!Vc esta ficando perita na historia da India...vai virar professora aqui....rsrsrs...Muito legal saber de tudo isso....
    saudades...tati

    ResponderExcluir
  8. Isa me add no msn

    moranquinho_pri15@hotmail.com


    beijos ameii sua historia

    ResponderExcluir