quarta-feira, 3 de junho de 2009

Chai


Vocês já devem ter ouvido a palavra chai através da novela "Caminho das Índias". Chai significa chá em hindi.
Várias pessoas me pediram a receita do Chai indiano.
O mais comum é o masala chai. A receita varia de um lugar para outro, de uma casa para outra. Sabe aquela frase "o sabor da casa" pois é assim mesmo.
O cha surgiu na Índia a milhares de anos porém era usado mais na ayurveda (medicina indiana). Quando os ingleses chegaram à Índia tentaram trazer esse hábito de tomar chá para os indianos mas para eles esse "chá comum" parecia meio sem gosto. Começaram então a acrescentar alguns ingredientes ao chá. Surgiu assim o "masala Chai". Masala é o nome dado em hindi para as especiarias indianas.
Os chás mais famosos são de Assam e Darjeeling.
Segue uma receita básica de "chai" (receita de casa - marido)
Algumas pessoas acrescentam além do gengibre, cardamomo, canela e cravo. Vai do gosto de cada um.

Ingredientes para 2 pessoas
1 xícara de agua
1 xícara de leite
3 colheres de chá de chá preto
açúcar
1 pedaço pequeno de gengibre ralado
0.5 colher de chá de Assam ou Darjeeling chá

Modo de preparo
Ferva a água.
Acrescente o gengibre ralado.
Acrescente o chá preto e o Assam ou Darjeeling e espere por 10 segundos ou até que a aguá se torne um pouco amarronzada.
Adicione o leite e deixe ferver até ficar uma cor marrom claro.
Adicione açúcar a gosto.
Sirva.

Caso tenham interesse em comprar Assam ou Darjeeling chá entrem em contato comigo.
Tenho caixas de madeira trabalhada com 100 e 50gr de chá indiano.
encantosdaindia@gmail.com

Me falem depois se aprovaram a receita ou não e caso conheçam outras receitas de chai elas serão muito bem vindas nos comentários.

10 comentários:

  1. Oi Ju,
    descobri seu blog por acaso quando visitava o blog da Marina, e gostei...
    Meu namorado eh descendente de indianos mas eh de Trinidade e Tobago, entao me interesso bastante pela cultura, com certeza passarei sempre por aqui.
    Alias, por falar em sabor, nao eh pra se admirar os indianos acharem o cha comum sem sabor, sendo a deles uma culinaria com "tanto" sabor neh.
    abracos
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que você disse que cada um faz o seu chai.
    Eu acrescento canela e cravo-da-india à fervura inicial, até porque não gosto do excesso de gengibre.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Ju...Agora Minha Mulher vai fazer o chai pra mim...

    ResponderExcluir
  4. oi Ju....estou querendo fazer esse chai, mas esses dois ultimos ingrediente não consigo achar....eles são essenciais ou posso substitui-los ??
    bjus querida ...

    ResponderExcluir
  5. Ana - obrigada pelo carinho, visite sempre o blog.
    Anugraha - é verdade,cada um coloca um sabor diferente ao chai, vi muito do gosto da pessoa.
    Warney - depois me fale se o chai ficou bom.
    Ro - o gengibre voce encontra em qualquer lugar, voce rala em casa mesmo. O chá Assam e Darjeeling não são essenciais,é apenas um gostinho a mais.

    ResponderExcluir
  6. Juliana, tem q coar o chá?

    Eu tenho chá de Assam em saquinhos, serve? Devo abrir os saquinhos e jogar o pó, ou colocar o saquinho?

    ResponderExcluir
  7. Oi Sheila, se voce tem em saquinho pode apenas acrescentar o saquinho. Se voce abrir ele terá que coar sim.

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju, adorei seu blog, sua receita do chai e outras.
    Continue. Beijos. Anita Wolfango

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Ju!
    Não consigo enviar encomenda da caixa de chá (pequena) para o endereço que indicou, dá-me sempre aviso de erro.
    Gostava de saber primeiro quanto custa e qual o processo de pagamento.

    ResponderExcluir
  10. Oi Anita, tente me enviar emailpelo juligabriel@gmail.com veja se funciona.
    O chá de 50gr custa R$30,00 e o de100gr R$50,00.
    Me passe seu e-mail que lhe envio maiores detalhes. Caso nõ queira divulgar seu e-mail no blog não se preocupe pois me peça e não publicarei pois todos os comentários são moderados

    ResponderExcluir