quarta-feira, 24 de junho de 2009

Jati - Subcastas



Como expliquei no tópico sobre castas,o sistema seguido hoje na India é o de subcastas, ou jatis.


As subcastas são como comunidades. As pessoas pertencem a comunidades diferentes, dependendo do local de origem dos seus ancestrais e também da casta a qual pertence.


Se voce perguntar para um indiano qual a sua casta voce provavelmente ouvirá que é um "Rajput"ou um "Gupta", quem sabe um "Tyagi" então voce se pergunta onde esta o Bramane, o kshatrya, o vaisya? Os Rajputs são Kshatryas, normalmente da região do Rajastão, filhos de reis, grandes guerreiros. Porém os Rajputs não são os unicos kshatryas da India, existem outras milhares de jatis derivadas dos kshatryas. Tem os "Jats" da região do Punjab, os "Nair" da região de Kerala entre muitos outros.


Um "Gupta" é uma das muitas subcastas dos Vaisyas. Gupta é um sobrenome muito comum na India e eles vem de diversas regiões da India.


Voces podem reparar que a maioria dos sobrenomes indianos são derivados de subcastas por isso é possível até hoje reconhecer de que casta pertence determinada pessoa.


Quando a mulher casa ela adota o sobrenome do marido e consequentemente a sua casta.


Cada subcasta tem um costume diferente por isso eles preferem casar seus filhos com pessoas de mesma subcasta.

12 comentários:

  1. Credoooo, graças ao bom Deus, eu não adotei sobrenome e muito menos casta de ninguem! Sai fora, atraso de vida!

    ResponderExcluir
  2. Atraso de vida mesmo! Sempre tive a Índia como um lugar encantado, místico, etc. Mas agora que está chovendo informações sobre ele eu estou ficando decepcionado. Se é assim mesmo, coitado das pessoas de lá por viverem num país tão retrógrado, preconceituoso e atrasado.
    Um absurdo; principalmente para as mulheres.
    Sou homem, mas me solidariso com elas.

    ResponderExcluir
  3. Estou aprendendo muito aqui sobre a cultura deste páis valeu.

    ResponderExcluir
  4. Juliana

    Sempre acompanho o seu blog..mtuito interessante, parabéns!
    Tenho um amigo indiano e ele me falou que a casta dele era thakur rajput...a parte de rajput eu já entendi, mas e o thakur?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Aryane - Thakur é como se fosseo chefe de estado do vilarejo, ou seja,um rajput thakur é uma casta não só de um guerreiro mas também dem governante.
    Hoje em dia isso praticamente não faz diferença.
    Tutty - Eu diria a você para primeiro ir a India e tirar as próprias conclusões. Cada um tem uma opinião muito diferente quanto a India. Só vivenciando para saber.
    Ivandro - Obrigada. Tento fazer omaximopara passar um pouco do que conheço

    ResponderExcluir
  6. Juliana fiquei curiosa, tenho um amigo indiano e o sobrenome dele é Gupta, de qual casta ele é?
    Obrigada
    Wanda

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana, conheci um indiano e fiquei curiosa para saber a sua casta, seu sobrenome é Selvanayagam.

    Desde já agradeço.
    Julie

    ResponderExcluir
  8. Tenho um amigo indiano seu sobrenome é Tomar, gostaria muito de saber qual sua casta, e não quero perguntar...por favor me diga!

    ResponderExcluir
  9. Tenho um amigo que o sobrenome é Tomar. Qual a sua casta?

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ótimo blog! Sobre as castas é uma questão interessante por de mais inclui coisas que indignam mesmo pessoas de outras culturas. O "certo e errado" digamos assim, diferencia nosso entendimento por termos uma cultura diferente. Mas pelo que pude acompanhar é a crença espiritual que tem boa ligação com tudo inclusive com os costumes e castas. vlw!

    ResponderExcluir
  11. Tenho um amigo indiano , e queria saber qual sua casta . O sobrenome dele é Javed .
    Bjoos

    ResponderExcluir
  12. Tenho um amigo o sobrenome dele é Kotwani a qual casta ele pertence?

    ResponderExcluir