sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Puja


Puja é uma prática sagrada hindu que as pessoas desempenham em diferentes ocasiões para mostrar reverencia aos Deuses. Ele é feito através de invocações, orações (mantras, slokas), canções (bhajans) e rituais.
Normalmente os hindus rezam uma ou duas vezes ao dia. Há diferentes rituais para cada ocasião como casamento, aniversário, inauguração etc.
O Murti Puja é o culto de adoração ao ídolo. Ele é feito perante a imagem, ícone ou qualquer símbolo do Deus.
De acordo com o hinduismo um puja formal consiste em meditação, cantos, leitura das escrituras e oferenda de alimentos.
As pessoas aplicam um Tilak no centro da testa composto por pasta de sândalo e um ponto de Vermillion (Kumkum chand). O centro da testa é considerado um ponto crucial que sugere a onipresença do Divino.
O puja pode ser celebrado por uma pessoa individual ou em encontros.
Normalmente é realizado em templos, casa ou em espaços abertos
O tamanho e a decoração de um santuário doméstico não é muito importante. Pode ser um quarto, um altar ou até mesmo algumas imagens de Deuses coladas na parede.
Durante o Puja doméstico, o chefe da família faz cânticos e preces para os Deuses. Uma imagem pode ser simbolicamente banhada, vestida em novas peças e enriquecidas com ornamentos. Guirlanda de flores podem ser colocadas. Incensos são queimados. Alimentos são oferecidos.
Os membros da familia tocam no Deus, bebem a agua e provam da comida oferecida. Eles acreditam que tanto a água quanto a comida são agora abençoados.
No templo o Puja é normalmente realizado no amanhacer, ao meio dia, ao por do sol e a meia noite.

8 comentários:

  1. adorando seu blog.achei interessante...sua historia e creio eu com a novela em pauta e sua bela historia muitas moças vao tambem buscar uma belissima aventura do outro lado do mundo....
    ao menos passa algo magico...
    e se nao me falhe a memoria acho que ja te vi certa feita no Rascal do Itaim com um grupo de amigos....
    será?????????
    beijos de Marcia....fã da India e agora da Novela..pois me identifico muito com certos costumes judaicos muito parecido com os hindus..

    ResponderExcluir
  2. Menina, chique demais vc na festa de lançamento da novela heim? e que legal saber que vc foi inspiração para a Glória!

    Fico admirada de saber que vc largou tudo por aqui para viver com seu amor indiano, parabéns, não é sempre que vemos atitudes de amor como esta!

    Eu comecei a me interessar bastante por este assunto de India depois da novela e por que meu namorado fez uma viagem pra lá... nossa, é tudo muito diferente do que conhecemos! fico imaginando seu choque da primeira vez q foi!

    Ele até está escrevendo um blog sobre a experiencia que teve na india!

    http://ricbit-india.blogspot.com/

    Esta bem legal, tem fotos e alguns desenhos que fiz para "ilustrar" as aventuras. ;-)

    Adorei seu blog, tem muita coisa sobre a India que não encontrei em lugar nenhum, só aqui!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Vc acaba de ganhar o selo “Olha que blog maneiro” !!! Entre no meu blog p saber mais!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju, vou scanear o jornal e te enviar por e-mail ok?

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante essa matéria sobre o PUJA.. dia 22 de fevereiro comemoraremos o Shivaratri Puja ( "Grande Noite de Shiva"), Na Índia as festividades serão em Pune, aqui no Brasil em Sarzedo - MG. Namastê!

    ResponderExcluir
  7. Juliana! Eu estou amando seu blog!!! Adorei saber sobre o Puja. Eu sou uma pessoa que se interessa muito em aprender sobre outras culturas e a índia está, realmente, me enfeitiçando. Também achei muito legal a chance de divulgarem sua história no jornal de forma profissional e , sem falar que sou uma romântica nata...Linda história de amor.. Qual foi o site que você utilizou para conehecr seu marido?!?! Pode me enviar por email? Pode enviar para o meu email do hotmail, por favor: marcelaoliver@hotmail.com
    Adorei sua história!
    Bjoss.
    Marcela, Recife-Brasil.

    ResponderExcluir
  8. A temporada de caça ao indiano começou...

    ResponderExcluir