segunda-feira, 2 de março de 2009

A India que a Globo nao mostra

Esse post 'e mais um desabafo. Ja recebi um email com esse nome e acredito que muitos de voces tambem. Nao estou aqui para defender a India nem o Brasil e muito menos a Globo. Estou aqui para colocar a minha opiniao.
O e-mail que cito 'e composto por diversas fotos da pobreza na India. Do ganges poluido, cadaveres, enfim, imagens chocantes.
Muitas pessoas (a maioria que alias nem conhece a India) andam criticando a Globo e a novela por mostrar apenas a parte "bonita" da India, como se na India nao existisse essa parte bonita.
A India 'e um pais de terceiro mundo com uma populacao de mais de 1 bilhao de pessoas onde muitos vivem na faixa da miseria. Porem a India 'e um pais muito rico tambem. Lembre que 1% de 1 bilhao equivale a 10 milhoes. A populacao brasileira equivale a 20% da populacao indiana. Ja pararam pra pensar os problemas que o Brasil teria se a populacao fosse 5 vezes maior?
Sempre me irritei muito quando estrangeiros achavam que o Brasil se reduzia a floresta amazonica ou ao carnaval. O carnaval e a floresta amazonica nao sao mentiras, sao verdades. Eles realmente existem no Brasil porem o Brasil nao se reduz a isso.
Da mesma forma fico indignada quando pessoas pensam que deveremos mostrar a India como um pais pobre, mendigos, cadaveres, sujeira. O lado pobre da India existe sim e se voces querem ver isso sugiro que procurem na internet, pesquisem e vejam documentarios. Pode acreditar que ha varios deles. Porem eu sou contra ficar mostrando o lado negativo de um pais, principalmente em obras de ficcao, como no caso de "Caminho das Indias".
Eu acredito no poder da energia. Nao quero que as pessoas se iludam mas faz bem saber que existe um lado positivo em tudo. Quem vem pra India querendo ver a pobreza com certeza encontrara aquilo que procura e nem ira reparar em todas as belezas que a cultura indiana coloca na frente dos seus olhos. Para muitos os ensinamentos da cultura indiana sao ultrapassados, ridiculos mas nao estamos aqui para julgar e sim para aprender. Se voce seguira os ensinamentos deles cabe a voce. Se voce nao gosta de aprender sobre novas culturas nao reclame que o mundo nao aprende nada sobre o Brasil.
Sempre critiquei o brasileiro por falta de patriotismo e depois de me mudar pra India fiquei ainda mais abismada e mais convicta que o maior problema do Brasil 'e o proprio brasileiro que nao da valor ao que tem.
Voce nao precisa ir pra India pra ver pobreza. Que tal modificarmos o nosso pensamento primeiro para modificar o Brasil ao inves de criticarmos o que nao esta ao nosso alcance?
Eu acredito que a Globo esta fazendo um 'otimo trabalho mostrando a cultura indiana e nao a pobreza indiana. 'E claro que o que eles mostram nao 'e identico a India porem nao 'e um documentario. Devemos abstrair aquilo que podera nos fazer crescer como individuos e subtrair aquilo que nos faz mal, assim como tudo na vida.
Se voce olhar o mundo com os olhos do aprendizado e nao do julgamento podera construir uma vida muito mais harmonica.

41 comentários:

  1. É uma tremenda injustiça com a Glória afirmarem que ela não está mostrando o lado ruim tendo em vista que toda a miséria e perseguição aos dalits tem se constituído em um dos temas centrais da novela.

    ResponderExcluir
  2. Estou com vc Ju! Concordo em gênero e grau. Não é mostrando a pobreza da India que aprenderemos mais sobre o país.
    Adorei o post!
    Bjs, Balinha.
    www.balinhadmenta2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!

    Vixi, não aguento mais receber esse email das fotos!!! Todo mundo me manda, e confesso que fiquei horrorizada mesmo (embora meu lado legista ficasse "animado" :P)

    A India é um país contraditório demais. Amo a cultura desde pequena, qdo comecei nas minhas aulinhas de Yoga, depois passei a ler mais sobre o hinduísmo e budismo, sobre os povos do vale do Indo, e arriscar umas palavrinhas em hindi. O namorado apareceu depois,rsrsr.

    Mas odeio profundamente o sistema de castas e a mentalidade "pequena" da maioria dos indianos (machistas, preconceituosos etc), estas coisas me tiram do sério e por conta disso eu acho q jamais moraria lá.

    A novela tá bem equilibrada sim, mostra coisa boa e coisa ruim! E justamente quem critica q a novela é fantasiosa, é quem nunca foi a India,ou mesmo nunca procurou saber sobre o país!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post, e acho que a novela está mostrando o lado ruim sim da Índia, com relação aos Dalits e à futilidade dos personagens em quererem sempre levar vantagem com o casamento. Nenhum corpo boiando no Ganges é pior que isso. E dá-lhe Globo!

    ResponderExcluir
  5. Otimo post, Juliana. Nas proprias novelas brasileiras soh mostram o lado bom do Brasil, nenhuma novela mostra o que eh morar realmente numa favela, o que eh conviver com traficantes e guerras entre policiais e bandidos. Soh tem gente bonita e rica nas novelas e quando mostram favelas mostram uma coisa organizada como a Portelinha de "Duas Caras". Eu conheco africanos que embarcaram ilegalmente para o Brasil porque viam as novelas e achavam que aqui todos eram ricos. Que bom que nos estamos vendo um lado bom da India, de onde soh ouvimos falar que eh um pais sub-desenvolvido e pobre. Como em qualquer lugar existem lindas e feias imagens. Ou todos acham que os EUA sao apenas aquelas lindas casas sem muros ou portoes? Ou que a Africa eh apenas pobreza? Existem predios de apartamentos na Africa que chegam a custar 1 milhao de dolares. E se existem eh porque tem quem compre. Na India eh a mesma coisa, tem ricos e pobres, feios e bonitos, corpos boiando no Ganges, mas tambem pessoas festejando casamentos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post e também os comentários! Sheilinha, Devathai, Cláudia...Afinal, no "núcleo brasileiro" só tem "ricos & bem sucedidos", "patricinhas e playboyzinhos"... pobre? só para fazer uma figuração, papel menor que o dos dálits no núcleo "Índia"...
    Ci

    ResponderExcluir
  7. O que dizer mais além de 'dá-lhe Juliana'. Sempre gostei muito dos seus posts.
    Abç.Verônica.

    ResponderExcluir
  8. Ja tinha percebido isso... so mostra a parte bonita da India...
    nem motra os Sikhs...se é pra mostar a India pq nao motrar tudo?? A india nao é so o norte.. cade o Sul da india??

    ResponderExcluir
  9. Juju

    Muito bom!!!
    Gostei demais
    Continue colocando sua opinião e vivência dos fatos!!!!

    Voce tá ficando muito boa nisso heim.

    te adoro
    mamis

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Cheguei ao seu blog através do blog da Marina e é quase como conhecer uma celebridade! Li que você, com sua história, inspirou uma personagem de novela, que máximo!
    Quanto ao seu post eu penso que a beleza de um país fala mais sobre ele do que as "feiuras"; para que ficar insistindo em retratar o lado feio dos outros se não gostamos de ver o nosso estampado nas obras (de ficção ou não) que são publicadas mundo afora, não é ?
    Parabéns pelo blog e pelo post. E, claro, pelo seu amor de novela...

    ResponderExcluir
  11. Olá Juliana!
    Concordo PLENAMENTE com TUDO que você escreveu. AMO AMO o meu país, mas muitos dos brasileiros têm uma mentalidade difícil e isso dificulta AINDA MAIS o crescimento intelectual e espiritual do Brasil.
    Acho que a idéia de Glória e nos dá a oportunidade de crescer culturalmente, espiritualmente, para aquelesque queiram se aprofundar e não documentar o que é a índia. E mais, isso é uma ficção, então...
    Outra coisa é que nós estamos tendo a oportunidade de conhecer mais, se quisermos ir a fundo na parte ruim, é só entrar na net que vamos encontrar. MAS eu como uma brasileira consciente, não preciso ir até à índia para ver pobreza, aqui mesmo eu encontro.
    Adorei seu post de hj! Sou totalmente a favor e graças à novela, eu estou tendo uma oportunidade de ímpar de aprender mais sobre uma outra cultura, coisa que eu amooo!
    Bjs!
    Marcela.
    Recife-Brasil.

    ResponderExcluir
  12. Ola Juliana...tudo bem?adorei seu post,parabens...Nao aguento mais brasileiros preconceituosos falando mal da India e de outros paises..pareve que o Brasil eh o pais perfeito..eu sempre digo,nao precisa sair do Brasil pra ver miseria eh so querer ver que vc ve aih mesmo.Cadaver boiando?no Tiete tambem boia so que sao retirados..rsrrssrSe a pobreza do Brasil e prostituicao for mostrada todos ficariam impresionados..qto a cultura o pouco que conheco gosto muito e admiro muito a obediencia aos pais..AS pessoas sao desenformadas ..A india tem os melhor tecnologia em computacao ..os melhores medicos nos USA sao INDIANOS,mas ninguem fala disso..so querem meter o pau no que nao conhece,mas isso REALMENTE eh coisa de brasileiro..
    Bju Marinez

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju...
    Nossa adorei vc ter postado sobre isso!!!
    Realmente amiga se nos brasileiros aprendessemos a dar mais valor ao nosso proprio pais, talvez conseguiriamos dar valor aos outros paises!!!
    E exatamente isso que acontece...nao da valor ao Brasil nao vai dar valor pra mais ninguem!!!
    Eu nao me refiro a dar valor em falar que ama o Brasil e bla bla bla bla...mas em fazer a diferenca...arregacar as mangas...comecar a enxergar as coisas de diferentes angulos e nao ficar sentado de bracos cruzados so reclamando da vida!!!
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  14. jU Disse tudo!concordo plenamente com vc!

    ResponderExcluir
  15. Olá juliana, primeira vez no seu blog e me facinando com o recheio sobre a india. Bom eu conheço pouco da cultura indiana, mas ja assisti alguns documentários e concordo com você quando diz sobre olhar com olhos de estudante e não com olhos de juiz, e não somente para olhar para India/Brasil mas para tudo na vida.
    Existe uma frase que escuto bastante que diz que é mais complicar uma situação do que simplifica-la.
    Miséria, fome e sujeira é um problema grave do ser humano num modo geral, ainda teremos que aprender com isso, apesar de serem coisas que caminham junto a humanidade a tempos.
    Sobre o preconceito que vem sendo retratado na novela com os Dalhits gera tanto alarde por ser igual ao preconceito contra favelados, negros e homossexuais no Brasil (digo no Brasil por ser a realidade que conheço). Acho que a novela tem feito um papel importante, aguçando ainda mais minha curiosidade sobre a India, sobre sua crença, sobre seus milhares de deuses (os que mais gosto é a familia de shiva).
    Obrigado pela reflexão e saiba que fugindo da maioria existem brasileiros que gostam do Brasil e que tem olhos para o mundo como se ele fosse um livro cheio de novidades e lições importantes.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com o que você disse!!!

    ResponderExcluir
  17. minha conclusão é:
    com absoluta certeza, a índia tem suas contradições, isso não quer dizer que em uma novela por aparecer em rede internacional, mostre apenas o que convêm a mostrar pra deixar tudo mais bonito, glamuroso...
    Ju, você disse assim: "Lembre que 1% de 1 bilhao equivale a 10 milhoes. A populacao brasileira equivale a 20% da populacao indiana" e 25% da população da índia está abaixo da pobresa, isso é mais do q o brasil inteiro(um pais bem grande por sinal) vivendo na miséria convivendo sim com lixo e cadáveres no rio em que tomam banho.
    Quando decidimos falar sobre uma cultura,não podemos nos basear somente na "parte bonita" (para dar mais ibope) mas sim mostrar pelo menos um pouco da realidade de muitos, não digo mostrar só a miséri, pobreza mas também não mostrar beleza e riquesa como se não houvesse o lado oposto...
    são dois extremos de uma só cultura... e no momento em que a autora da novela disse que gostaria de escrever sobre uma cultura deveria pensar que o povo brasileiro não é assim tãão medíocre que iria acreditar que a índia é somente beleza!
    - não esquça que 25%(o brasil seria só 20%) está ABAIXO DA POBREZA ou seja... ainda tem os pobres pque é mais uma porcentagem antes de chegar a riqueza extrema como mostra a novela....

    ResponderExcluir
  18. apenas hipocritas viciados em fatos que não existem, ou, se existem são omitidos. Pára com isso meus caros amigos. A globo é apenas mais um exercito que defendem o mundo babilônico(CAPITALISTA). Podemos fazer a diferença!

    ResponderExcluir
  19. Oi Juliana. Acreditem ou não, eu recebi esse email não só uma vez e nessa época nem imaginava que iria visitar a Índia (nunca imaginei na verdade!). Talvez pq eu tenha essa simpatia pela Índia devido aos meus contatos "internéticos" rsrss, acabei deixando ele alí esperando que eu tivesse mais tempo para ver o que continha, até porque sabia pelo nome (A Índia que a Globo não mostra) que não conteria belas imagens. E de imagens negativas, miséria eu já tô cheia de ver, todos dias aqui mesmo nas notícias locais. Dessa forma que, pouco tempo depois surgindo essa oportunidade da viagem e um monte de gente a me colocar prá baixo, como se a decisão de visitar a Índia fosse a coisa mais "louca" que eu poderia fazer com meu contado dinheirinho, decidi relamente NEM VER o tal email. Já sei que vou ver cenas que vão me fazer arregalar os olhinhos, mas com certeza vou curtir demais participar de um casamento indiano, conhecer de perto o colorido de um país de cultura milenar e cheio e coisas para dividir com aqueles que realmente estejam abertos ao conhecimento. Eu lamento ver gente que desdenha da espiritualidade apenas por deparar-se com a realidade pobre de um país como a Índia. Como se esquecendo que os seres humanos são iguais em seu melhor e seu pior, independente do país onde tenham nascido.

    ResponderExcluir
  20. Vocês não pode comparar brasil com india??

    Poís a india é um pais cheio de preconceito e além de tudo miseravel, poís no brasil agente come de tudo deis do mais pobre ao mais rico, sou muito contente com meu pais...
    No brasil tem mulheres bonita só falta valorização pessoal , porque mulher tá muito dependente e não visa mais o matrimonio a fidelidade entre o homem e a mulher..
    Na india tem valores de matrimonio e familia só isso.
    Todo pais tem as belezas ea cultura legal e muito interessante..
    Resumindo eu não troco o brasil por nada!!!

    Quem quiser envia uma mensagem sobre isso meu email é cdu1980@yahoo.com.br

    ASS; Carlos Eduardo

    ResponderExcluir
  21. só mostrar o que lhe convém é bem do feitio dos globistas;quando falam dos umbandistas ,falam as melhores coisas possiveis ; chegam até a inventar; que existem varios tipos de umbanda;quimbada e não sei mais oque; mas quando falam tratando de evangélicos;só ladrão prostitutas; pessoas que se aproveitam da fé dos outros; mas também não espero nada de bom deste(desta)(globo) terra.

    ResponderExcluir
  22. quero postar um comentario mas ;pode não ser o ideal>

    ResponderExcluir
  23. é isso aí,corcordo om voce ,jú

    ResponderExcluir
  24. e terrivel ver a india como ela e verdadeiramente,mas a globo como vive de aparencia e alguns so mostram aquilo q lhes agradar so aparencia.e é triste isso.

    ResponderExcluir
  25. As críticas a Glória são completamente injustas.

    Quem viu a humilhação ao Dalit ontem tem plena consciência que o horror nazista das castas e a miséria dos Dalits está sendo fielmente retratada.

    Vocês queriam mais o que?Corpos boiando no horário das 8 com crianças vendo?

    Me poupem!

    ResponderExcluir
  26. gentii
    sou filha de um indiano meu pai veio ao brasil e conheceu minha mãe na lapa agente mora aqui desde intao meus pais me levam para india 1 vezpor ano para visitar meus avós e a india a india é um país maravilhoso para quem conhece e para quem tem mente aberta eu adoro ir pra la concerteza os momentos mais felizes daminha vida estão la la tem pobressa tem sim mais pelo menos eles acreditam emalgumacoisa e tbm em todos os paises a pobressa seus lados bons e ruins espero que as pessoas que julgam a india conhessão pois se conhecessem e nao fingir que sabe so pelo oque ve na televisão saberiam o quanto a india é bonita e preciosa

    beijos
    assinado : wendy daivani jeyhacô florensce

    add genti wendy_jeh_15@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Gente, é só não ver a novela...procura outra coisa pra fazer e para de ficar colocando defeito...ou então vai na Globo e pede o lugar da Glória Perez e fala que vcs vão escrever a novela...pq são muito criativos!!!!!

    ResponderExcluir
  28. ao expressar minha opinião a respeito d todos os comentários devo afirmar que em muitos argumentos venho a discordar com alguns que já se manifestaram até então,pois a ÍNDIA pode sim ser um lugar que tem suas belezas assim como todos os lugares do mundo,mas a novela não está mostrando realmente o maior problema da populução indiana.
    Será se um corpo boiando não é mesmo mais importante do que alguém querer se dar bem em um casamento,pois essa atitude é um tanto pequeno comparada aos sacrifícios humanos as margens do gânge?(como foi afirmado em um dos comentários acima.
    Onde estar o amor a vida?Será se é mais importante mostrar a perseguição de pessoas pertencentes a uma casta que próprios homens estabeleceram ao invés de mostrar que a população indiana prefere morrer de fome ao invés de se alimentarem de uma das 200 milhões de vacas "sagradas" existentes ali?
    Quem achar que esses problemas abordados na novela da globo são de fato mais importante que os verdadeiros problemas vividos por esse povo ,sinto muito...
    A globo não está ajudando em nada para que venhamos olhar a beleza da Ìndia e sim iludindo milhares de telespectadores para pagar as belas faces contratadas que protagonizam novelas e vendem um mundo de ilusões...

    ResponderExcluir
  29. senhorita Mendes...Novelas filmes sao ilusoes...que quer ir a fundo na Cultura tem que ver documentarios...e quem disse que a realidade do Brasil eh esta da novela..quem disse que o povo brasileiro esta preocupado com pobres na India ou em qualquer lugar do mundo..povo brasileiro ve novela pra ver moda,porque o que se veste nas novelas vira moda eh fashion....hahhahha
    ma.inez

    ResponderExcluir
  30. concordo plenamente com a senhorita mendes quando fala dos iludidos pela fantastica rede globo.os brasileiros s importam sim com a pobreza da índia,s fosse o contrário não se chocariam quando vissem fotos as margens do gânges.Também para conhecimento da internauta acima caso não saiba milhares d brasileiros vão a lugares como esse com o próposito de ajudar indigno-me por saber que um brasileiro acredita que somos um povo que não sente compaixão com o próximo...
    E por novelas e filmes serem ilusões,qual o porquê de defender a novela caminho das ìndias insinuando que esta está cooperando em algo para o crscimento de nossos conhecimentos...eu só lamento pelo pensamento alienado...e por aqueles que se fecham em suas casas para viver o mundo ilusório que as novelas promovem e não participam de discussões que são feitas nos mais diversos meios acadêmicos que estão sim preocupados com a REALIDADE da humanidade e os meios que elas estão sendo contrloladas pelos mais diversos instrumentos de dominação.

    ResponderExcluir
  31. pois eh... que dura realidade que o mundo vive..so gostaria de saber quem no Brasil esta preocupado com a India..O Brasil tem problemas semelhantes e ate piores que a India..Brsil eh cheio de pessoas arrogantes que visitam paises pobres como a India pra descer o pau enquanto nao enxergam e nem ajudam os pobres brasileiros que morrem de fome todo dia...que vivem do bolsa familia que eh 50 reais..Alguem aih ja ajudou um crianca de rua?ja foram na praca da Se ver os drogados..e aih vcs ajudaram ?demagogia barata se preocupar com a India....preocupem com seus pobres e deixem a India viver seus costumes.....Brasileiros vao ajudar..hahhahha me popem ...vejo brasileiros ir e voltam criticando tudo que viram...sabe o porque disso...brasileiro nao tem respeito por nehuma cultura e nehum costume....Acha que so o modo de ser do brasileiro eh correto...
    Vamos repeitas as diferencas...
    m. Ines

    ResponderExcluir
  32. AFF PARA OS ALIENADOS...6 de agosto de 2009 às 13:15

    SIM EU JÁ AJUDEI CRIANÇAS D RUA,VC NAUM?
    PENSAMENTOS COMO ESSE É Q FAZ COM Q A POBREZA E A DESIGUALDAD AUMENTEM NO BRASIL.
    NAUM S TRATA D UMA PREOCUPAÇÃO COM A A ÍNDIA MAS SIM COM O PRÓXIMO O SEMELHANTE...
    PORÉM ALUMAS PESSOAS ESTÃO MAIS PREOCUPADAS COM A MODA Q É LANÇADA EM NOVELAS DO Q COM OS PROBLEMAS SOCIAIS.QUEM ACHA TÃO RUIM SER BRASILEIRO E SÓ SAB FALAR MAU DE NOSSAS ATITUDES,PROCURE NASCER D NOVO E EM OUTRO PAÍS...PENSAMENTOS DE MISERABILIDADE...

    ResponderExcluir
  33. Nao sao pensamentos como o meu que torna a desigualdade maior..eh a corrupcao do Governo Brasileiro que faz a desigualdade maior..eh o status que o Brasileiro gosta de ter que faz a desigualdade maior,a falta de escolas,falta de vagas para pessoas pobres no Brasil cursarem uma faculdade...preconceito com os Negros eh que faz a desigualdade maior..e principalmente a falta de respeito com os pobres e negros..pelo seu jeito de escrever vc deve ser uma garotinha que nao conhece nada da vida e com certeza apaixonada por um Indiano....hhahahha Parabens por vc ter ajudado uma crianca de rua,normalmente no Brasil todos correm de crianca de rua,pensam logo que eh ladrao..quato a achar ruin ser Brasileiro eu acho ruin sim,porque nossa fama eh terrivel no exterior...e mais um detalhe ja sai do Brasil faz tempo e nao pretendo voltar...
    m.Inez

    ResponderExcluir
  34. para a assidua internauta,acima....haha6 de agosto de 2009 às 21:07

    se o meu jeito de escrever é de uma garotinha o o seu então deve ser de uma senhora que passa grande parte do seu tempo dando ibope para as mediocres novelas globais e não deve assistir jornais. respondendo as suas indagaçães não sou apaixonada por nenhum indiano,sou alguem que me preocupo com a realidade de meu País e a minha crítica está sendo feita em cima do que está sendo mostrada na novela global,camuflando o que realment acontece com esse povo.Dei a minha opinião e a defendo.Não sei o país onde você vive mas eu vivo no Brasil onde todos tem o direito de expressar suas opiniões.
    não se apresse em voltar para o Brasil não precisamos de pessoas assim...e passe bem...não pretendo ir além com esta discussão...

    ResponderExcluir
  35. Interessante voce ve a mediocre novela?querida eu trabalho e nao tenho muito tempo pra novela...O que falo eh baseado em jornais e revistas que assino..veja,isto eh,carta capital etc eu vivo nos USA e tambem tenho toda liberdade de expressao..por tanto nao sou uma alienada...quanto a novela estar camuflando a realidade indiana a brasileira tambem esta camuflada...ainda nao vi na novela nehum corpo na rua,nehum onibus ser assaltado como tambem nao vi corpos no ganges...deu pra entender ou ta dificil..

    ResponderExcluir
  36. parabens juliana, adorei seu blog, lindissimo, rico em informacoes e excelente p a gente conhecer um pouco mais sobre a india. quem quiser saber sobre a miseria da india va estudar, va ler, nao eh em uma novela, nem em um blog que eles encontrarao cadeveres jogados, expostos. acho eh graca se isso aparecesse explicitamente na TV ia ser um choque, as pessoas iam criticar tamanha violencia em horario nobre.
    abracos juliana e felicidades
    vanessa

    ResponderExcluir
  37. - já estive em uthar pradesh e no rajastão, é um país lindo e maravilhoso e sua cultura sensacional, só quem não conhece, pode falar bobagens. quem tem uma cultura de 500 anos, não pode falar mal de uma cultura que remonta 5.000 anos.

    - daniela.

    ResponderExcluir
  38. minha conclusão é:
    com absoluta certeza, a índia tem suas contradições, isso não quer dizer que em uma novela por aparecer em rede internacional, mostre apenas o que convêm a mostrar pra deixar tudo mais bonito, glamuroso...
    Ju, você disse assim: "Lembre que 1% de 1 bilhao equivale a 10 milhoes. A populacao brasileira equivale a 20% da populacao indiana" e 25% da população da índia está abaixo da pobresa, isso é mais do q o brasil inteiro(um pais bem grande por sinal) vivendo na miséria convivendo sim com lixo e cadáveres no rio em que tomam banho.
    Quando decidimos falar sobre uma cultura,não podemos nos basear somente na "parte bonita" (para dar mais ibope) mas sim mostrar pelo menos um pouco da realidade de muitos, não digo mostrar só a miséri, pobreza mas também não mostrar beleza e riquesa como se não houvesse o lado oposto...
    são dois extremos de uma só cultura... e no momento em que a autora da novela disse que gostaria de escrever sobre uma cultura deveria pensar que o povo brasileiro não é assim tãão medíocre que iria acreditar que a índia é somente beleza!
    - não esquça que 25%(o brasil seria só 20%) está ABAIXO DA POBREZA ou seja... ainda tem os pobres pque é mais uma porcentagem antes de chegar a riqueza extrema como mostra a novela....

    Read more: http://jueboskie.blogspot.com/2009/03/india-que-globo-nao-mostra.html#ixzz0ctfPLdIC
    [2]

    ResponderExcluir
  39. amei o que voce escreveu ate porque no brasil tem muitas pessoas ,pobres e vivendo na rua e isso ninguem julga? ninguem coloca nas novelas porque? amo meu brasil e odeio quando falam maus de outro país ainda mais como a india..
    todo país tem suas pobrezas e etc...
    legal o seu comentario estou sempre lendo seu blog parabens

    ResponderExcluir