domingo, 11 de setembro de 2011

Delhi através do metro

Todo dia saio de casa para o trabalho logo cedo e começo a minha jornada diária pelo metro de Delhi.
20 estações sendo 3 linhas diferentes e aproximadamente 1 hora e 20 minutos de viagem. Cansativo.
Normalmente o metro está cheio e raramente consigo um lugar para sentar. Vou no vagão que é destinado apenas a mulheres, mais seguro, mais vazio mas mesmo assim cheio.

Até que ao invés de ficar reclamando de cansaço eu resolvi prestar atenção a vista de Delhi que eu tinha a partir do metro.

Das 20 estações apenas 8 são subterrâneas as demais são na superfície.

Saio de Noida e as 3 primeiras estações não me atraem muito, estou no meio da cidade, com vista apenas para construções não muito atraentes.
Na 4 estação estou em Delhi, divisa com Noida, New Ashok Nagar, e a partir daí começo a ter uma vista diferente. O metro corre paralelo ao Rio Yamuna. Por ser área de preservação não há nenhuma construção nas margens do rio apenas vegetação e consigo avistar ao longe o outro lado da margem a região Sul de Delhi.
Enquanto vou passando pelas estações Mayur Vihar extension e Mayr Vihar 1 fico admirando o outro lado do rio onde consigo ver em  miniatura o famoso Templo de Lótus, vejo tambem A Tumba de Humayun, grande ponto turistico de Delhi e um pouco depois  Vejo a moderna construção do Jawaharlal Nehru Stadium.
Enquanto vou admirando a beleza de Delhi ao longe a minha estação favorita vai se aproximando. Proxima estação Akshardham. Sim, ao meu lado o belo templo Akshardham. Como o metro fica elevado consigo ver do alto a beleza de seus jardins, alguns monumentos e o magestoso templo que na volta por ser noite esta todo iluminado.

Minha viagem continua e me deparo com uma mata fechada, penso estar realmente viajando, longe da civilização mas não, estou apenas cruzando o rio Yamuna chegando ao outro lado de Delhi e vou me aproximando da região central.
Um pouco antes de iniciar minha viagem subterranea ainda consigo observar uma pequena parte do India Gate mas logo o metro desce e agora observo apenas concreto.
Pelo nome das estações imagino o que esta acima de mim. Barakhamba Road ( a Av Paulista de Delhi), Rajiv Chowk (minha primeira mudança de linha). Estou agora no coração de Delhi, ou melhor, abaixo do coração de Delhi. Acima de mim esta CP (Counaght Place).
Mudo de linha e continuo meu trajeto subterraneo em direção a Central Secretariate onde irei novamente mudar de linha.
Em Central Secretariate está o India Gate, que vi pouco tempo atras de relance, o Parlamento e muitos outros predios do governo. Um lugar sem duvida nenhuma delicioso de passear.
Pego a minha ultima linha sigo em direção a Kailash Colony, meu destino final.
Começo meu ultimo trajeto no subsolo. Estou no Sul de Delhi, passo por baixo do Jawahar Lal Nehru Stadium, que vi ao longe quando ainda estava do outro lado do rio e em Lajpat Nagar (um dos melhores centros de compra de Delhi) volto a superficie e consigo ver de um lado o Estadio que acabei de passar e vai chegando perto de Kailash Colony e vejo, quase ao meu lado se aproximando, o Templo de Lotus.
Desço uma estação antes do Templo mas consigo admira-lo todo dia.

Bom, acabou o passeio, hora do trabalho.

5 comentários:

  1. é bom quando tiramos proveito de algo que parece cansativo. Voce transformou sua viagem diaria em bons momentos de observação, bonitas paisagens e lugares. Eu queria estar aí, na India podendo ver tudo isso!

    ResponderExcluir
  2. querida voce ama mesmo esse país e as pessoas que o cercam.Eu do fundo coração desejo a voce toda felicidade do mundo mesmo com esse sacrifício em viajar tanto tempo para chegar ao seu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Eu posso verdadeiramente dizer que eu nunca li tanta informação útil sobre Blogger: JULIANA - INDIA - Postar um comentario. Quero expressar minha gratidão ao webmaster do jueboskie.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  4. Bom post sobre Blogger: JULIANA - INDIA - Postar um comentario. Estou muito impressionado com o tempo eo esforço que você pôs em escrever esta história . Vou dar- lhe um link no meu blog de ​​mídia social. Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana, uma delicia ler o relato da sua targetoria diaria ate o seu trabalho no metro de Noida para Delhi...em breve irei a India e vou querer experimentar essa ideia. Parabens. Elza

    ResponderExcluir