domingo, 5 de abril de 2009

Tilak, Sindoor e Bindi - O que significa cada um?

Vocês repararam que muitas vezes aparece alguém com uma marca na testa entre os personagens indianos de Caminho das Indias. Seja um traço comprido em um homem, uma linha no meio do cabelo da mulher ou simplesmente um adesivo entre os olhos, enfim, o que siginifica cada uma dessas marcas? Como ela é chamada?
São três itens diferentes, o Tilak, o Sindoor e o Bindi.

Tilak
Tilak em sânscrito significa marca. Existem diferentes formas e materiais de Tilak e diferentes significados.

Ele é aplicado no ponto onde se situa o terceiro olho ou o olho espiritual. Todas as ações humanas são governadas por esse ponto. Ele é normalmente aplicado antes de qualquer cerimonia hindu, por homens, mulheres e crianças. O tilak pode ser de pasta de sândalo, de kumkum (pó vermelho), de açafrão e de cinzas. Cada um tem um significado.

  • Sandalo - calma, tranquilidade e pureza
  • Kumkum - poder,vigor,dinamismo eestabilidade
  • Açafrão - riqueza, fortuna, prosperidade e opulência
  • Cinzas - devoção, dedicação, e cometimento

Os devotos de Shiva costumam usar Tilak de Cinzas e normalmente é feito em três linhas horizontais conhecidas como tripundra.

Os devotos de Vishnu costumam usar Tilak de pasta de sândalo e normalmente é feito em três linhas verticais.

Os devotos de Shakti (energia cósmica) costumam utilizar kumkum e e feito apenas uma linha vertical porem as vezes é utilizado apenas um ponto vermelho.

Após a aplicação do Tilak é comum a aplicação de grãos de arroz.


Bindi


Há muito tempo as mulheres indianas aplicam um tilak mais conhecido como bindi. Tradicionalmente ele é um ponto vermelho e usado por mulhres casadas. Hoje em dia ele tem vários formatos, várias cores e é utilizado por todas as mulheres como um adorno.

Sindoor

Ele é um pó vermelho que as mulheres casadas aplicam na divisa do cabelo. Ele significa o desejo de longevidade ao marido. A primeira vez que o Sindoor e aplicado é durante a cerimônia de casamento e quem aplica é o marido.

O sindoor é preparado através de açafrão e mercúrio. Devido às propriedades do mercurio acredita-seque o sindoor ajudano controle da pressão alta e ativa a função sexual. Para um melhor resultado, o Sindoor deve ser aplicado acima da glandula pituitária, onde todos os sentimentos são centrados.

O sindoor não é aplicado em viúvas.

11 comentários:

  1. Então, vc usa sindoor???
    Abç. Verônica.

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana!
    Estou passando para registrar minha presença no seu blog. Vc usa o sindoor e o bind né?!
    Adoreiii a explicação e vou postar sobre as castas tb!!! Show de conhecimentos!
    Enviei um email para o seu gmail, mas ainda não obtive sua resposta.
    Bjs!
    Marcela_ Recife_Brazil

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana!EU comprei sindoor, mas achei muito seco, devo colocar água?bjs

    ResponderExcluir
  4. Estava curioso sobre este tema... gostei! Conseguiu tirar algumas dúvidas... Obrigadooo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Prazer Meu nome é Jaqueline, :)
    Gostei muito do seu Blog!
    vi que você é casada com um indiano!
    Você é brasileira?
    Olha, digamos que eu esteja precisando da sua ajuda.
    É que conheci um rapaz indiano, e nós estamos apaixonados
    Gostaria de conversar com você pra saber sobre, os costumes..
    Esse tipo de coisa!
    se você tiver msn: tata-bar-baro@hotmail.com
    Gostaria muito que você me ajudasse :)

    ResponderExcluir
  6. Estou me relacionando com um indiano ha seis meses, ele e hindu tem 35 anos e não quer casar com moça indiana vinha para o Brasil para me conhecer e seu visto foi negado, estamos triste e a relação abalada o que façi

    ResponderExcluir
  7. Estou apaixonada, sinto que estou vivendo um conto de fada ele e sempre gentil, amoroso, mostra a casa, o quarto, o trabalho estavamos cheios de planos moro na Bahia preparei todo um roteiro para os quarentas dias que ele iria ficar aqui mas depois que o visto foi negado ele estar meio nervoso, sem paciência e muito distante quase não fala mais comigo por favor me ajuda

    ResponderExcluir
  8. Preciso de ajuda urgência por favor gostei de tudo , me apaixonei por um indiano !!!! Por favor

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Maria José dá Silva me adiciona no Facebook

    ResponderExcluir