domingo, 3 de maio de 2009

Choque cultural

Para muita gente a primeira impressão é a que fica.
Quando se trata da India não podemos tirar essa conclusão.
Logo ao chegar no aeroporto na India já nos deparamos com o grande choque cultural. As vezes já reparamos isso até mesmo antes de chegar, no próprio avião.
Não existe voo direto do Brasil para a India portanto é necessario fazer uma parada. Eu ja fui por Londres e por Paris mas é possivel também por outros diversos lugares.
Na primeira vez que fui já percebi o choque logo no avião. Entrei no voo de Londres para Delhi e parecia que todos aqueles indianos embarcando já se conheciam, como se fosse uma unica familia mas não, eles conheciam uns aos outros da mesma forma que me conheciam. Falantes, simpaticos, essa foi a minha primeira impressão dos indianos, antes mesmo de chegar na India.
Dentro do aeroporto tudo parece normal mas passando pela porta da entrada nos deparamos com uma quantidade de pessoas uma por cima da outra que parece algo inacreditável.
Como cheguei no meio da madrugada não percebi de cara o choque no transito da India mas não demorou muito para me dar conta disso. A primeira vez que andamos de carro, taxi ou qualquer meio de transporte na India (exceto metro e trem) parece que vamos morrer, que vai acontecer um acidente logo no primeiro quilometro mas aos poucos percebemos que a desorganização é um pouco organizada e eles se entendem nesse vai e vem louco do transito local. Na paisagem vemos lugares limpos, verdes mas também vemos locais sujos, crianças pedindo dinheiro e percebemos que estamos em um pais pobre.
Com o passar do tempo percebemos que a India é um pais de contradições. Limpo e sujo, rico e pobre, com grandes palacios e predios caindo aos pedaços. Então percebo que na India o que surpreende não é o ver e sim o sentir. Voce só entenderá a India a partir do momento que conseguir sentir, a perceber o que é importante para cada ser que está ali.
Cada um sente algo diferente ao chegar na India. Alguns entram e já sentem uma espiritualidade no ar. Outros acham tudo um caos e se desesperam logo de início e para alguns tudo parece normal.
Então pergunta a voces qual foi a primeira impressão de voces ao chegarem na India ou, para aqueles que nunca foram na India mas pretendem ir, qual a impressao que voce espera logo de cara? como voce acha que reagirá ao chegar a esse pais tão contrastante e surpreendente?

10 comentários:

  1. Eu que ja fui pro Paquistao imagino mais ou menos parecido,calorzao,muita gente nas ruas,carros,buzinas enlouquecidas,roupas coloridissimas,adoooro!!

    ResponderExcluir
  2. Ju a minha primeira impressao foi a de me sentir em casa naquela bagunca. Isso foi a nove anos. Todos os meus sentidos foram agucados assim de cara e eu gostei muito mesmo da experiencia que tive la, mesmo com toda a diferenca cultural e dificuldades que sempre se encontra em um pais estranho ao nosso.
    Jah na segunda vez que fui nao gostei muito, mais velha, mais apegada aos confortos da minha vida nos EUA, mas mesmo assim amo as memorias da minha primeira visita a India!
    bjos da Nanda

    ResponderExcluir
  3. Jú!
    Aqui é a Marcela que fala com você pelo gmail. Bem, como eu já te disse que estou louca para fazer amizade com indianos, ainda não consegui inclusive, eu achei superrr pertinente este seu post! Acho que SENTIR é mais importante do que ver e neste mundo infernal que a gente vive, mesmo com toda a espiritualidade deles, sei que eles "pecam" " agem pensando no dinehiro", mas eles vivem com uma paz interior mais, muito mais forte que a nossa! Sei que índia é cheia de contradições, mas o nosso Brasil não fica muito atrás... Portanto achoq ue quando for, e espero em breve, quero me sentir bem ao ver aquelas pessoas felizes que sorriem para você e te tratam tão bem, sem ao menos te conhecer.
    Bjs Marcela_Recife

    ResponderExcluir
  4. Olá Juliana,fui Mumbai em 2007 e a primeira impressão que tive foi que eu estava numa grande favela.Fiquei pensando, se Mumbai que é uma metrópole, digamos a New York da Índia é assim, imagine as cidades menores.Surpreendi-me na manhã seguinte ao acordar com o barulho de corvos.De novo pensei, será que são corvos mesmo? E eram corvos sim, por toda a parte.Aprendi até a fazer o barulho deles. Depois a surpresa com os banheiros não lá tão limpos e sem papel(olha que levei o meu próprio e lá ia eu com meu rolinho para todo lugar).Perdia a paciência ao pedir informações,pois ninguém parecia saber de nada!!! Finalmente e a gota d'água foi a constante sensação de estar sendo sempre enganada com relação ao preço de tudo.Aos motoristas de rickshaw sempre dizendo que não tinham troco (pense não ter troco para uma corrida de 80 rúpias e vc dá uma nota de 100 rúpias). Isso me tirava do sério! Da metade para o fim eu só andava com dinheiro bem trocado.Enfim, não fui na Índia a turismo mas mesmo com todas as intempéries ainda pretendo voltar agora que já estou digamos, um pouco mais escolada de como sobreviver por lá. Abç. Verônica.

    ResponderExcluir
  5. Minha maior decepção foi com as pessoas. Eu achava que os indianos eram dóceis e educados, quanta inocência!!! São um povo mal-educado, grosseiro, fofoqueiro, indiscreto,cabeça pequena, e não fazem nada DESINTERESSADAMENTE: sempre querem tirar vantagem de vc, geralmente financeira. Enfim,nem meu marido que é indiano, gosta deles. Minha vontade era de tirar ele de lá e explodir o resto todo desse país imundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa a sua colocação. Povo mal educado, curioso e gentinha.

      Excluir
    2. Boa a sua colocação. Povo mal educado, curioso e gentinha.

      Excluir
  6. Marcela, não se engane, se eles te tratam bem, com certeza é pensando SEMPRE em algo em troca. Nunca espontaneamente. Já pensei assim como vc, mas depois de ir 2 vezes na India, me decepciono cada vez mais e não tenho mais a mínima vontade de voltar lá.

    ResponderExcluir
  7. Quando vc planeja voltar a morar na india?

    ResponderExcluir
  8. Nunca fui a india mais acho que vou achar as coisas meio estranhas por lá ,não em relação a questão social por eu acho que se no brasil a lugares pobres e ricos na India também tem ,dependendo das diferencas podemos ser flexivéis e apreender com elas a final gosto muito da india sem nunca ter ido até ela !!!!!

    ResponderExcluir