segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Caminho das Indias


Estao todos aguardando anciosamente a proxima novela do horario nobre da Globo "Caminho das Indias" de Gloria Perez.

Uma novela que tratara da India que conhecemos e desconhecemos e, acima de tudo, uma novela que tratara do amor. Amores possiveis, imaginarios e impossiveis.

Qual a relacao de uma pessoa que ama um pais desconhecido apenas pela imagem de espiritualidade e cultura que ele passa ao ir visita-lo? Sera que ele corresponde as suas expectativas?

E quanto ao amor de uma pessoa por um homem e nao um pais e sua cultura mas que por esse amor 'e capaz de enfrentar os riscos de uma diferente cultura, uma vida cheia de conflitos. Sera que o amor sobrevive?

E o casamento arranjado? Existe amor? O amor vem com o tempo?

Ha tambem amores de pessoas com a mesma cultura mas amores impossiveis, proibidos pela sociedade e pelos pais. Sera que nossos pais sao capazes de saber o que 'e melhor pra nos o tempo todo?

O que 'e respeito pelos pais? Qual a linha que separa respeito e submissao? Somos capazes de abrir mao de nossos sonhos pelos sonhos de nossos pais?

Enfim, a India nos traz historias e mais historias.

Um pais onde nao podemos dizer o que 'e certo ou errado pois tudo esta certo, depende apenas do ponto de vista.

Um pais pobre e ao mesmo tempo riquissimo.

Um pais tradicional e moderno.

Um pais de diversas linguas, religioes, culturas misturadas mas ao mesmo tempo separadas por uma tradicao milenar.

Um pais com avanco tecnologico de dar inveja a muito pais de primeiro mundo.

Enfim, qual 'e a verdadeira India?

A verdadeira India 'e aquela que voce conhece.

Entao eu pergunto a voces. Qual a India que voce conhece?

A India espiritual da meditacao e da Yoga?

A India da pobreza, fome, trabalho infantil?

A India das grandes potencias tecnologicas?

A India dos multimilionarios e palacios?

A India de Bollywood?

Qual 'e a sua India?

Para aqueles que ja conhecem a India, conte-nos um pouco da sua experiencia nesse pais incrivel e voce, que ainda nao conhece, qual a sua expectativa com relacao a India?

9 comentários:

  1. Juzinha fiquei até arrepiada qndo li esse texto!
    Acho que sua história me fez aprender muito sabia.....vc enfrentou tudo e todos e mostrou pra todo mundo q é sempre possível ne...
    Acho q a índia q eu conheço é essa que transformou minha irmãnzinha...
    Saudades, muitas!! ainda bem que falta pouco ne....e o tempo passa tão rápido....
    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ju..... está virando escritora, heim...
    que lindo, gostei muito do texto.
    A India que conheci realmente surpreendeu. Num primeiro impacto confesso que me assustei. Depois parece que nos envolve de alguma forma.....o povo, os lugares místicos, e depois parece que ficamos ligados a tudo o q diz respeito a esse país, pois voce faz parte dele agora.
    Estou contando os dias pra sua chegada...
    te adoro
    mamae

    ResponderExcluir
  3. Lindíssimo o texto, Ju, como sempre vc está de parabéns! Principalmente porque seu blog não faz questão de enfatizar as ditas "bizarrices" da Índia, mas sim respeita as diferenças.

    Meus pais vieram preparados para conhecer uma Índia super-pobre, sem infraestrutura alguma e se surpreenderam. Apaixonaram-se pela comida e pela gente simples daqui, e querem voltar, com certeza. Enquanto isso, tem muita gente desenvolvendo verdadeira aversão à Índia por estar lendo depoimentos unilaterais e egocêntricos, isso é triste... mas enfim, voltando ao seu post: achei lindíssimo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. A Índia que conheço é apenas a que eu leio e vejo em alguns filmes que me emocionam (não os puro boliwood água com açúcar, mas alguns do tipo The Namesake, não sei se conhece). Pelo que leio e vejo, muitos dos costumes e problemas da Índia também estão no Egito, país onde morei e também me aventurei em um casamento. É tudo muito diferente e encantador ao mesmo tempo, mas não podemos nos deixar cegas também pelos problemas, como pobreza e falta de perspectivas. Por isso venho sempre a blogs como o seu, para conhecer mais um pouco e quem sabe um dia terei oportunidade de ir até aí. Beijos

    ResponderExcluir
  5. A India que conheco tem um pouco de tudo o que tu disse Ju. Como fui fazer trabalho voluntario claro que tinha mais contato com pessoas pobres, mas tambem conheci gente riquissima. A higiene deixa a desejar inclusive em casas de classe media, mas eh uma questao cultural mesmo, as mulheres que ficam em casa preferem passar o dia na cozinha e nao limpando a casa.
    Quanto a espiritualidade nao senti muito na India nao, vi e presenciei muitos rituais isso sim! Mas o objetivo da minha viagem nao era procurar Ashrams mesmo.
    Quanto a ser uma potencia tecnologica isso nao se discute, nao eh a toa que o mundo "importa cerebros indianos"! Indianos sao extremamente estudiosos.
    Acho sim que devido a globalizacao a India esta se tornando um pais cada vez mais hipocrita, por favor nao me levem a mal! Mas quem convive com indianos sabe do que estou falando nao eh? Longe dos pais, eles bebem e comem carne, perto dos pais nao fazem nada disso. So para dar um exemplo...
    Nao gosto dos costumes arcaicos que tive de me sujeitar quando fui ficar uns dias na casa dos meus sogros esse ano, nao gosto da maneira que as decisoes sao tomadas, pelos homens da casa ignorando totalmente a mulher como ser pensante.
    Nao moraria na India, mas enquanto morei (no ano 2000) respeitei os costumes deles pois era uma "convidada" e assim como espero que as pessoas que visitam minha casa se adaptem aos meus costumes eu procuro me adaptar aos costumes dos paises que visito. E se nao me adapto vou embora:-)
    beijos a todos!
    Nanda

    ResponderExcluir
  6. Ju!!!! seu blog ta um sucesso!!!Voce esta inspiradissima..Continue assim, com certeza ainda tem muita história pra contar. Não vejo a hora de vc voltar ...ta chegando. A India é bem legal..mas eu prefiro vc aqui com a gente...rsrsrs bj

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju ! Não conheço a Índia, mas quero um dia conhecer. Enquanto esse dia não conhecer, vou poder vislumbrar algo através dos teus relatos no blog. Imaginando como deve estar sendo esta experiência de vida aí ! Com certeza suas histórias, fotos e vivências darão um livro enriquecedor para pessoas como eu que não podem vislumbrar de perto. Um abraço !!! Voltarei para saber mais da Índia !

    ResponderExcluir
  8. Olá. É a primeira vez que visito o seu blog e gostei muito de tudo que encontrei aqui. A pergunta final deste post nem está me deixando dormir, estou inquieto para visitar este país. A Índia é meu sonho! E a minha Índia é a terra do Odissi, dos Ragas e de muitos deuses e deusas. Tbm sou apaixonado por Bollywood e suas danças muito bem sincronizadas. Quero viver isso de mais perto e tirar minhas próprias conclusão ou talvez ter mais dúvidas. Como eu estou planejando esta viagem e amo tudo à respeito deste país, frequentarei suas páginas dando asas a imaginação. Parabéns pelo blog. suas experiencias sao muito válidas para todos, inclusive para mim.
    abraços, Flávio

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, estou simplesmente encantada com o seu blog. O aceseei pela primeira vez hoje de manhã, e encontrei várias coisas interessantíssimas sobre a Índia. Te mandei um email te contando sobre a minha história, e espero receber seu retorno em breve. Como especifiquei no e-mail, estou namorando um indiano há 2 meses. São poucas as pessoas que sabem sobre isso até agora. Mas dessas poucas, a maioria me criticou. Eu já esperava por isso. Mas agora encontrei o lugar certo para poder desabafar o que estou sentindo. Pois agora sei que ninguém melhor que você para me entender. Um grande beijo. Estarei acessando seu blog mais vezes...

    ResponderExcluir