segunda-feira, 27 de julho de 2009

Palavras e expressões básicas II

Vamos continuar nosso dicionário de hindi
दादी - dadi - avó
दादा - dada - avô
भाई -bhai (brai) - irmão
भाबी - bhabi (brabi) - cunhada
चाचा - chacha (tchathca) - tio
चची - chachi (tchatchi) - tia
दीदी - didi - irmã mais velha
बहन - bhan (bran) - irmã
पानी - pani - água
क्या हाल है - kya haal hai - (quia rale) - como vai?
तेरा - tera - sua
मेरा - mera - minha
क्यों - kyu - (quiu) - por que
दिल - dil - coração
हम - hum (ram) - nós
हमारा - humara - (ramara) - nosso
लड़का - ladka (lãrka) - menino
लड़की - ladki (lãrki) - menina
कितना है - kitna hai (kitna re) - quanto custa
में तुम से प्यार करती हु - me tum say pyar karti hu (mé tum se piar karte rum) -eu te amo

6 comentários:

  1. Que legal!!! vou aprender Hindi...
    Seu blog consegue ser de uma singeleza sem par. Parabens!
    Abç.
    Verônica.

    ResponderExcluir
  2. Já a algum tempo eu não conseguia comentar no seu blog, sempre dava pau quando eu clicava em enviar, não sei pq. Hoje não só consegui comentar como também votar no Top Ten.
    Abç.
    Verônica.

    ResponderExcluir
  3. Adoroooo qndo vc posta vocabulario em hindi!!!!


    Bjuxx

    ResponderExcluir
  4. Quero aprender hindi, gostaria de saber mais frases, pode me ajudar ????

    ResponderExcluir
  5. Ola!!!apos a novela começar,eu me apaixonei pela beleza da India,parabens pelo blog,muito obrigada por deixar a India mais perto de mim e de todos!!!!
    Eu só gostaria de fazer uma pergunta:
    voce sabe falar hindi?
    parece obvio mas gostaria saber onde e como aprendeu!
    Parabens mesmo!!!!
    Espero uma resposta!!!

    ResponderExcluir
  6. Anonimo, eu falo apenas algumas palavras em hindi. O que aprendi foi com a convivência afinal morei dois anos na India, alguma coisa teria que ter aprendido né.

    ResponderExcluir