segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Naamkaram - Cerimonia do nome

Ontem, 14 de Setembro de 2008 foi a cerimonia do nome do meu sobrinho, ou melhor o Naamkaram.
Segundo a tradicao hindu o nome da crianca so pode ser dado apos pelo menos 10 dias do seu nascimento, normalmente acontece apos 12 dias, pois apenas apos esses dias 'e que o horoscopo da crianca esta totalmente formado.
O hinduismo segue muito a astrologia e para dar nome ao bebe nao 'e diferente.
O Pandit (padre) faz o mapa astral da data do nascimento da crianca para saber quais nomes sao propicios para ele.
Durante a cerimonia 'e feito oferendas aos Deuses e a Agni, Deus do fogo, para purificar o ambiente e o bebe. No altar, junto com as oferendas 'e colocado tambem o papel com o horoscopo (mapa astral) do bebe.
Ao final da cerimonia, quando o nome ja foi decidido, o Pandit escreve o nome em uma folha, enrola, e pronuncia o nome no ouvido do bebe.
No final, como toda boa festa indiana, ha musica. Nada como uma Bhangra pra fazer o povo dancar.

Bom, para aqueles que ficaram curiosos o nome do meu sobrinho 'e: Aditye Kishore Thapliyal.

Seguem algumas fotos da cerimonia.







8 comentários:

  1. Muito interessante essa cerimônia né Ju!!!! Acho tudo tão diferente e tão bonito......

    ResponderExcluir
  2. Juju

    lindo, lindo!
    mais um virginiano no seu pedaço , né
    Com certeza será uma pessoa determinada, responsável, certinha (rsrsrs) e muito do bem.
    Aditye....tem um som legal. Quer dizer o que? Vai ter algum apelido?
    Ele tem tambem padrinho?

    Esta semana nao falamos.
    To com saudades
    Escreva
    Muitos beijos
    mamae

    ResponderExcluir
  3. Legal!
    Gostaria muito dessa cerimônia p qdo tivermos nosso filho,mas... e se o nome escolhido for horroroso??? Ai meu Deus... acho melhor garantir "Shiva" e "Shreya" logo rs rsrsrs.
    E vcs, vão fazer a cerimônia?

    ***passa no meu blog e lê minha postagem mais recente, vai ter uma surpresa =)

    ResponderExcluir
  4. Que interessante!! No Egito a escolha do nome fica com os pais, mas tem uma cerimônia meio diferente com o bebê, eles colocam a criança numa cesta com um monte de grão de bico em volta. Aí começam a bater no grão de bico com latas fazendo um barulhão e a criança fica chorando, claro assustada.... Eu achei terrível, mas me explicaram que é para o bebê crescer sem medo e forte, por isso os egípcios são um povo forte. ehehehe Vai entender.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Juzinha....cada história!!!!!!!!!! aqui não tem nada disso, né? Por um lado é legal...mas da um medinho mesmo do nome ser feio...ainda prefiro a moda brasileira!!! Bj

    ResponderExcluir
  6. oi juliana tudo bem?
    achei seu blog no seu orkut.
    gostaria que se possivel me add.
    nao tenho blog,mas tenho orkut e msn.estou querendo saber sobre a india,os costumes,tradiçoes...
    como as mulheres vivem na india.
    penso em ir morar ai...me add no orkut e te falo mas sobre isso!conheci um indiano,e tenho receio de ir assim,sem conhecer ninguem na india.
    meu msn:meninabia_lopes@hotmail.com
    o email do msn e o msm do orkut.
    obrigada!

    ResponderExcluir
  7. AIII JU
    Como ele esta cada dia mais lindo,deuses o proteje sempre.
    Espero esta breve ai,,,beijocas...Dani

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Seu sobrinho está muito fofinho e eu adorei saber sobre a cerimônia do nome.
    Me da a sensação de que escolher o nome dessa forma, dá um significado todo especial à vida do novo ser! E isso de soprar o nome diretamente no ouvidinho, me fez lembrar do nosso mantra sagrado, que é o "som" específico da nossa Alma ao vir ao mundo.. penso que assim o nome deve ficar melhor "gravado", como se fosse um carimbo registrando em vibrações o que esta por vir...
    Se eu ainda fosse ter filhos (e com meu indiano) com certeza deixaria que a escolha do nome se desse dessa forma, sem medo de ser feliz!!!! :))
    Beijos.. Teca

    ResponderExcluir