domingo, 28 de setembro de 2008

Linguas

Atraves do pedido do Mariano em um comentario, resolvi me aprofundar um pouco mais na questao linguistica e etnologica da India.
Como todos sabem a India 'e um pais milenar com diversos Reinos e cada Reino com sua lingua propria e caracteristica.
Entao passamos a India de hoje. Um unico pais, diversos Reinos (regioes) diversas etnias, centenas de linguas e dialetos.
Acredito que nao seja muito dificil imaginar isso. 'E so pensarmos no Brasil antes da chegada dos portugueses. Quantas tribos? Quantas linguas eram faladas? Pois a India, manteve as suas raizes e cada regiao continua falando a lingua de origem.
Vamos a parte pratica. Nomes e numeros.
A India possue 428 linguas sendo que 415 ainda vivem e 13 foram extintos.
Sao 22 linguas oficiais fora o ingles.
As linguas oficias sao:
  • Assamese - Numero de pessoas: 15.334.000. Regioes: Assam; West Bengal; Meghalaya e Arunachal Pradesh
  • Bengali - Numero de pessoas: 70.561.000. Regioes: West Bengal; Jharkhand, Dhanbad, Manbhum, Singhbhum, Santal Parganas; Bihar; Assam, Goalpara District; Meghalaya, Garo Hills; Mizoram; Nagaland
  • Bodo - Numero de pessoas: 600.000. Regioes: Assam, South Bank; West Bengal, Darjeeling, Jalpaiguri, Coch-Behar districts; Manipur, Chandel (Tengnoupal) District; Meghalaya, West Garo Hills District.
  • Dogri - Numero de pessoas: 2.105.000. Regioes: Jammu and Kashmir; Chandigarh; West Bengal.
  • Gujarati - Numero de pessoas: 45.479.000 . Regioes: Gujarat; Maharashtra; Rajasthan; Karnataka; Madhya Pradesh.
  • Hindi - Numero de pessoas: 180.000.000. Regioes: Delhi; Uttar Pradesh; Uttaranchal; Rajasthan; Punjab; Madhya Pradesh; northern Bihar; Himachal Pradesh
  • Kannada - Numero de pessoas: 35.346.000. Regioes: Karnataka; Andhra Pradesh; Tamil Nadu; Maharashtra
  • Kashmiri - Numero de pessoas: 4.391.000. Regioes: Jammu and Kashmir; Punjab; Uttar Pradesh; Delhi; Kashmir Valley.
  • Konkani - Numero de pessoas: 4.000.000. Regioes: Maharashtra; Karnataka; Dadra and Nagar Haveli; Kerala.
  • Maithili - Numero de pessoas: 22.000.000. Regioes: Bihar, Himalayan foothills on the north.
  • Malayalam - Numero de pessoas: 35.351.000. Regioes: Kerala
  • Marathi - Numero de pessoas: 68.030.000. Regioes: Maharashtra
  • Meitei - Numero de pessoas: 1.240.000 Regioes: Assam, Cachar, Karimganji; Nagaland; Tripura, West and North Tripura districts; Uttar Pradesh; West Bengal.
  • Nepali - Numero de pessoas: 6.000.000 Regioes: West Bengal, Darjeeling area; Sikkim; Assam; Arunachal Pradesh; Bihar; Haryana; Himachal Pradesh; Uttar Pradesh; Uttaranchal; Manipur; Mizoram; Nagaland; Meghalaya, Tripura.
  • Oriya - Numero de pessoas: 31.666.000 Regioes: Orissa; Jharkhand, Singhbhum, Ranchi districts; Chhattisgarh, Raigarh, Raipur, Bastar districts; West Bengal, Medinipur (Midnapore) District; Assam; Andhra Pradesh, Vishakhapatnam District.
  • Eastern Panjabi - Numero de pessoas: 27.109.000 Regioes: Punjab, Majhi in Gurdaspur and Amritsar districts, Bhatyiana in South Firozpur District; Rajasthan, Bhatyiana in north Ganganagar District; Haryana; Delhi; Jammu and Kashmir.
  • Sanskrit - Numero de pessoas: 6.106
  • Santali - Numero de pessoas: 5.959.000 Regioes: Assam; Bihar; Orissa; Tripura; West Bengal; Mizoram.
  • Sindhi - Numero de pessoas: 2.812.000 Regioes: Gujarat; Maharashtra; Rajasthan; Andhra Pradesh; Bihar; Delhi; Madhya Pradesh; Orissa; Tamil Nadu; Uttar Pradesh.
  • Tamil - Numero de pessoas: 61.527.000 Regioes: Tamil Nadu
  • Telugu - Numero de pessoas: 69.634.000 Regioes: Andhra Pradesh
  • Urdu - Numero de pessoas: 48.062.000 Regioes: Jammu and Kashmir e pelos muculmanos espalhados pela India

As informacoes foram tiradas do site http://www.ethnologue.com/ quem tiver interesse em conhecer todas as linguas pode encontrar a lista completa la.

Os numeros sao aproximados.

5 comentários:

  1. Interessante,Ju, eu acabei de postar sobre linguagens no meu blog, sobre como surgiu um dialeto novo entre eu e meu amore,de tanta mistureba de idiomas que a gente usa: ingles, português, assmês e hindi! Dá uma olhadinha e comenta algo, conta da sua experiência ;)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, acabei de saber q teve outro atentado em Delhi! Tá tudo bem contigo? Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Juzinha!! Nossa quanta língua!!! pra um mesmo país ne!!! mas a maioria das pessoas além da língua de origem falam também o ingles ne?
    Saudades! Bjo!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Mas acho mto interessante se manter as raízes, inclusive com as línguas, pois o modo de falar e se expressar revela muitas coisas de uma cultura! bjs

    ResponderExcluir
  5. Ei ju... minha amiga me mostrou o seu blog e com certeza vou sempre visitar. No momento eu preciso de uma grande ajuda... E eu queria muito poder falar com alguem q me entenderia... Vou deixar meu email para vc poder me enviar o seu para eu te contar minha historia.
    Por favor entra em contato comigo eu estou sofrendo muito.
    anita_bhz@yahoo.com.br

    Ana Beatriz

    ResponderExcluir